15 de junho de 2011

Chuva ácida


Monumento corroído pela chuva ácida

Inicialmente, é preciso lembrar que a água da chuva já é naturalmente ácida. Devido a uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva atinge um pH próximo a 5,6.
 A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.
Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Desta poluição um pouco se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água. Passa então a existir o risco da chuva ácida.
 


Esquema prático da chuva ácida

 

5 comentários:

  1. nunca consegui intender a chuva acida quando os profs falavam e agora entendi!! iuhasiuahsoauihs obrigada pela aula meninas!!! iuahsiuhASIUAHSD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. intender vc não vai mesmo né! agora se vc procurar entender ai pode ser...

      Excluir
  2. bom consegui entender os efeitos da chuva acida to fazendo um estudo do brasil e estou detectando alguns problemas ambientais em algumas regioes do brasil vlw pela dica e thau

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação!

    ResponderExcluir