23 de junho de 2011

A Desconcentração Industrial no Brasil

A desconcentração industrial entre as regiões vem determinando o crescimento de cidades-médias dotadas de boa infra-estrutura e com centros formadores de mão-de-obra qualificada, geralmente universidades. Além disso, percebe-se um movimento de indústrias tradicionais, de uso intensivo de mão-de-obra, como a de calçados e vestuários para o Nordeste, atraídas, sobretudo, pela mão-de-obra extremamente barata.
Além da desconcentração intra-regional, em que as indústrias passaram a se instalar fora da região metropolitana de São Paulo, em cidades do interior ou em outros estados da região Sudeste, ocorreu uma desconcentração no âmbito nacional. Mas esse processo não eliminou as grandes desigualdades da distribuição da produção industrial no país.
A região Sul se beneficiou com o processo de desconcentração econômica do Sudeste, por causa da sua proximidade geográfica e à densa rede de transportes e comunicações. Mais recentemente, com a criação do Mercosul, várias empresas nacionais e estrangeiras têm sido atraídas para a região.
Em 2007, o IBGE fez uma pesquisa do crescimento industrial no Brasil, onde a variação em São Paulo foi nula como relata a notícia divulgada pelo site da Globo: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL33656-9356,00.html


Desconcentração intra-regional de São Paulo

22 comentários:

  1. Gostei muito do tema abordado no blog, a desconcentração industrial tem ganhado força nesses últimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Assunto bem interessante. Nele conseguimos entender as grandes migrações que estão impulsinando o Brasil.Percebemos que antes as indústrias eram um grande fator para a busca de melhores condições de vida da população. Ainda na atualidade,o geramento de empregos atraem muitas famílias.Com a desconcentração das empresas, as pessoas não estão necessitando tanto se deslocarem e nem se arriscarem para atingir o objetivo imaginado. Muito bom o blog, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. TENHO UM BLOG E GOSTARIA DE COLOCAR ESSAS ESTRELINHAS NO MEU.POR FAVOR ME ORIENTE.
    OBRIGADA. CONCEIÇÃO..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caralho namora pica adorei essas nevinhas *-*

    ResponderExcluir
  6. MELHOR SITE DO MUNDO SÓ POR CAUSA DAS ESTRELINHAS *-*

    ResponderExcluir
  7. amei diretamente do mlt

    ResponderExcluir
  8. Muito legal e bem completa, gostei muito, mas uma sugestão é melhorar o designer desse blogger, da uma olhadinha no wipmobile.blogspot.com.br ,ainda esta em construção ;)

    ResponderExcluir
  9. gurgurugurgurugrugurgr dibdibdibdibdi blublbublbu futftutufututf oktoktoktoberfesttt

    ResponderExcluir
  10. essas estrelas sao da oraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Pqp vei! Bom pra krl! Me ajudou a enteder e me preparar para uma prova muito bom mesmo!!! Ta do caralho!

    ResponderExcluir
  12. se vc n quer ajudar as pessoas n atrapalha ninguem ta aqui para xingar ou para falar mal dos outros antes de falar mal desse site faça vc um melhor, n to aqui para defender ninguem e nem para julgar so to falando o que eu acho pessoas assim n tem o q fazer

    ResponderExcluir
  13. se vc n quer ajudar as pessoas n atrapalha ninguem ta aqui para xingar ou para falar mal dos outros antes de falar mal desse site faça vc um melhor, n to aqui para defender ninguem e nem para julgar so to falando o que eu acho pessoas assim n tem o q fazer

    ResponderExcluir