9 de junho de 2011

Fatores atrativos para a instalação de indústrias

Os principais fatores responsáveis pela atração das indústrias são fatores geográficos, como veremos a seguir:

Presença de matérias primas: a matéria prima deve permanecer perto das indústrias, fazendo com que o custo do transporte diminua, gerando um custo final menor e aumentando o lucro.

Presença de fonte de energia: é indispensável a utilização desta para mover as máquinas e equipamentos. É preciso verificar qual fonte de energia está disponível no local e a quantidade oferecida.

Mão de obra barata e qualificada: elas estarão estabelecidas em centros urbanos que aglomeram um grande contingente populacional, pois quanto maior a oferta de proletariados menores são os salários. Já a mão de obra qualificada requer trabalhadores com qualificação profissional e são encontradas em menores quantidades.

Presença de mercado consumidor: as indústrias fixam-se próximas a núcleos urbanos direcionados, evitando assim os grandes gastos com transporte.

Presença de infra estrutura de transporte e telecomunicação: o sistema de transporte é de grande utilidade para a produção e distribuição industrial. É preciso uma grande infra estrutura para que haja uma grande escoação da produção. A presença de empresas de telecomunicações ajuda no dinamismo das indústrias.

Incentivos fiscais: o conjunto de políticas econômicas que facilitam a entrada de indústrias em uma determinada área através da cobrança de menores impostos ou de sua não cobrança é crucial na escolha do local de instalação da indústria.

41 comentários:

  1. Muito interessante o tema que vocês escolheram, sem dúvida a indústria é um fator que envolve vários aspectos geográficos. Adoramos o blog de vocês pois trataram de uma maneira simples um assunto que não é muito destacado na Geografia atual. Estão de Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. vfdrzsdfsrgffffffffffffffffffffffaaaeffffffawwwsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssggddsfrfcdtbfgdcd htfhhb gnhggdnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnxfh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsugusgklllllllllllllllllihshd sudgbason s suohsdi gustvsons sihohahahoçooojhoijijijijijijoijasihfjanbsjc sjaodasoidaposjpjasjijijijjjjspdjcmvbbbbbbbbbbbbbbbbbbbsio dwojfapklc sioncs fawjepwmfpsijcbbbbbbbbbbbbbbbbbboiolovsson cccccccccccccccccccchuppppppppppppasihofnaksoismeumeumeu siodonada baspppppppppppppppppppppau!!!

      Excluir
  3. muito loko essas estrelas que saem do ponteiro do mouse

    ResponderExcluir
  4. Muito boa, mas gostaria de saber algumas situações que não coibem a instalação de indústrias.. você pode me ajudar ? #Bruna

    ResponderExcluir
  5. Não me ajudou mt essa porra

    ResponderExcluir
  6. me ajudoooooou muito obg

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Gosto de anal profundo e meter bem rápido veloc 10000

      Excluir
    2. o lucas tb gosta de anal

      Excluir
  8. gostei muito!!! PERFEITO 1000000

    ResponderExcluir
  9. Esse site é uma bosta.Não ajudou nada.Seus bando de pintudos e bucetudas ,vão tomar no cú

    ResponderExcluir
  10. Só chupa rola nessa porra

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante esse site, porém não me ajudou em nada no meu trabalho e por isso eu reprovei

    ResponderExcluir
  12. Mamário fdp cuzão otário maior viado do mundo

    ResponderExcluir
  13. vai geral se fuder nessa porraaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  14. Vocês não tem respeito?! Este é um site informativo, e não um espaço da internet que vocês podem ficar "causando".

    ResponderExcluir
  15. Muito Obrigado Me Ajudou Muito

    ResponderExcluir
  16. vai lavar a casa da cachorra

    ResponderExcluir