13 de junho de 2011

A poluição da água e do solo

Os rios urbanos são grandes receptores dos esgotos industriais. Esses resíduos, na maioria das vezes clandestinos, tornam as águas dos rios que cortam as cidades impróprias para qualquer tipo de uso. Muitas indústrias despejam nos rios substâncias tóxicas, como o mercúrio e o chumbo, que contaminam a cadeia alimentar e a fauna aquática.
O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados; os líquidos são despejados em rios e mares; os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e consequentemente dos seres que nele vivem, torna-se ameaçada, podendo levar a grandes tragédias.
As populações que moram em torno das fábricas de baterias artesanais, indústrias de cloro-soda que utilizam mercúrio, indústrias navais, siderúrgicas e metalúrgicas, correm risco de serem contaminadas.


7 comentários:

  1. Ainda a tempo de repensar o modo em que vivemos e começar a salvar nosso planeta.

    ResponderExcluir
  2. Temos que preservar nosso planeta!! Nosso maior bem!! Sem ele não somos ninguém! Obrigado por ressaltarem esse alerta!!!

    ResponderExcluir
  3. ainda temos tempo de salvar o nosso planeta???????????? eu acho que nao o homen ja estragou muito

    ResponderExcluir
  4. Quer ganhar dinheiro ? Sem sair de casa ?
    Melhor Sistema de Renda Extra Mensal do Brasil.
    Empresa com 15 anos de atividade oferece:
    Ganhos Semanais, Renda Mensal, Nextel e muito mais.
    FR Promotora - essa você vai gostar
    https://www.frpromotora.com/45356784

    ResponderExcluir
  5. Esse planeta e tudo como viveremos sem ar mas deus nao vai deixar isso acontecer confiem

    ResponderExcluir